Pular para o conteúdo principal

Av Paulista: Poder, Grandiosidade e Fascinação

A Av. Paulista é um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Foi aberta em 1891 como local nobre para construções de casarões e mansões dos aristocratas paulistas e barões do café. Era sinônimo de progresso e ostentação, e lá os Matarazzo, uma das mais ricas famílias do Brasil da primeira metade do século 20 mantiveram sua casa de morada.
A avenida situa-se em um ponto alto da cidade, e com o decorrer do anos, ao longo de 1 século passou por inúmeras transformações. Os casarões deram lugar à inúmeros edifícios corporativos ou sedes de grandes empresas, conjuntos comerciais e sedes de grandes instituições.

Conhecer a Av. Paulista passeando à pé pela


Edifício da FIESP | Av. Paulista
Edifício da FIESP
Caminhar pela Avenida Paulista é caminhar pelo centro do poder econômico do pais, onde situa-se a sede da FIESP e de alguns bancos.
Grandiosidade é vista na arquitetura arrojada de muitos edíficios construídos em vários estilos.
Fascinação também é algo ligado à esta secular avenida, onde se instalam várias lojas de comércio em alguns shoppings e também devido às atrações culturais e de lazer encontradas no local.
Embora seja feita de vias largas, a melhor forma de conhecer é caminhando pela avenida, observando os edifícios e entrando em alguns pontos como no Shopping do Conjunto Nacional, ou fazendo uma parada em algum bar aberto.

Pontos Principais


Conjunto Nacional | Av. Paulista
Conjunto Nacional | Av. Paulista
Abaixo as principais atrações da avenida para contemplar, visitar ou conhecer em roteiro ou itinerário à pé.
Certamente voce não vai entrar em todos estes locais principalmente se tiver pouco tempo.
Entretanto voce saberá por onde está passando e poderá observar os locais e os edifícios, mesmo que por fora e rapidamente.

Parque Trianon
O parque foi inaugurado em 1892, apenas um ano após a abertura da Av. Paulista. Foi projetado por Paul Villon, um paisagista francês, e era uma area de lazer ao ar livre da aristocrácia paulista cafeeira. Possui áreas verdes herdadas da Mata Atlântica, onde podemos ver árvores de Pau Brasil e Pau Ferro. Pássaros diversos também podem ser vistos no local. Existem esculturas pelo parque, onde se destaca "Fauno" do escultor Vitor Brecheret. O parque também é chamado Parque Tenente Siqueira Campos.
Endereço: Esquina da Av. Paulista com Rua Peixoto Gomide, 949 - Cequeira Cesar - Fone: 3289-2160
Horário de funcionamento: 06:00h às 18:00h todos os dias.

Conjunto Nacional
Complexo de edifício comercial, residêncial e shopping center, ou seja um edifício de uso misto que se tornou um clássico da arquitetura modernista dentro do chamado "Estilo Internacional". O grande edifício ocupa um quarteirão inteiro, sendo delimitado e tendo entradas e saídas pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manoel. No shopping são organizadas exposições, existe a famosa Livraria Cultura, e o Cinema Cultura.
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Bela Vista - Fone: 3179-0190 - Site: www.ccn.com.br
Horário funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 22h. sábado, domingo e feriado das l0h às 22h.

MASP
Veja mais sobre o MASP 
Endereçco: Av. Paulista. 1.578 - Bela Vista - Fone: 3251-5644
Horário funcionamento: Terça a domingo das l0h às 18h, Quinta das l0h às 20h.

Feira de Antiguidades do MASP
Aos domingos, sob o vão livre de 70 metros do MASP,  acontece uma feira de antiguidades que reúne fãns e colecionadores de objetos antigos. A feira se tornou uma atração turística e é muito procurada por sua grande variedade de objetos expostos, onde econtra-se porcelanas, cristais, câmeras fotográficas antigas, brinquedos, canetas, moedas, joias, relógios e imagens sacras.
Endereço: Av. Paulista. 1.578, sob o vão livre do MASP - Horário funcionamento: Domingo das l0h às 17h

FIESP | Edifício e Centro Cultural
O prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é certamente o prédio mais conhecido da avenida Paulista, aparecendo em inúmeras fotos. No local existe um centro de cultura com programação a preços populares e também gratuíta. Na programação estão shows, filmes, peças de teatro, dança, e exposições. O espaço que foi projetado pelo conhecido arquiteto da escola modernista Paulo Mendes da Rocha engloba a o Teatro do SESI, Galeria de Arte do SESI, e o Espaço Mezanino.
Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista - Fone: 3528-2000 - Site: www.sesisp.org.br/cultura

Edifício Gazeta
A antena de 85 metros que desponta do topo do Edifício Gazeta e aparece no cenário da cidade deu fama ao prédio e tornou-o uma referência. O edifício é na verdade um grande complexo cultural e de mídia ou comunicação. No local existe a a TV Gazeta, a Rádio Gazeta, o jornal e o site Gazeta Esportiva. Abriga também a Faculdade Cásper Libero e um colégio. No setor de entretenimento existe o Teatro Gazeta e a Reserva Cultural, um espaço com restaurante, café, livraria e salas de cinema.
Endereço: Avenida Paulista, 900 - Beta Vista; www.reservacultural.com.br / www.teatrogazeta.com.br

Igreja São Luis Gonzaga
Esta igreja em estilo greco-romano é do ano de 1935 e projetada pelo engenheiro arquiteto Luís de Anhaia Mello. Destaca-se o portico com colunas de 11 metros em granito rosa, colunas estas em estilo jónico. As colunas são encimadas por capitéis de bronze. O interior possui belos vitrais do artista Conrado Sogernicht Filho.
Endereço: Avenida Paulista, 2378 - Bela Vista; ti 3231-5954; www.saoluis.org.br
Horário de Missas: Segunda a sexta às 8h, 12h05 e 19h. sábado às 12h e 16h, domingo às 9h, 11h, 18h e 19h30

Casa das Rosas
Trata-se de um projeto de Ramos de Azedo, um grande engenheiro arquiteto que possui importante obras em São Paulo, projetadas e construídas na primeira metade do século 20. A casa é uma relíquia ou um dos últimos sobrevivente dos casarões do tempo da aristocracia do café. Nos dias de hoje é o Espaço Cultural Haroldo de Campos dedicado à poesia e literatura. No local realizam-se exposições, recitais e saraus.
Endereço: Avenida Paulista 37 - Bela Vista - Fone: 3285-6986 - Website: www.casadasrosas.org.br
Horário funcionamento: Terça a sexta das 11h às 15h, sábado e domingo das 11h30 às 16h.

Itaú Cultural
Neste centro cultural são organizados e realizados exposições, espetáculos de dança, shows, teatro, cursos e seminários. A Midiateca do local possui cerca de 30 mil documentos versando sobre arte e cultura brasileira. Muitos espetáculos são gratuítos, e o acervo da midiateca pode ser emprestado.
Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista - Fone: 2168-1700 - Website: www.itaucultural.org.br
Horário funcionamento: Terça a sexta das 9h às 20h, sábado, domingo e feriado das llh às 20h.

Espaço Cultural CITI
Centro cultural situado no Edifício Citi Center são realizados eventos culturais e exposições de artitas novos ou famosos. O entrada é gratuíta, e cerca de 50 mil pessoas visitam o local a cada mês.
Endereço: Avenida Paulista, 1.111 - Bela Vista - Fone: 4009-3000
Horário funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 19h. sábado, domingo e feriado das l0h ás 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.