Pular para o conteúdo principal

Bixiga | Pizzas e Cantinas Italianas na Noite de SP

Ao visitar São Paulo não podemos deixar de ir à uma cantina Italina para comer massas incluindo pizzas.
A cidade conta com três bairros fortemente marcados pela imigração e cultura Italiana, sendo eles o Bixiga, o Brás e a Mooca. E ir à uma cantina ou pizzaria para fechar a noite com chave de ouro é uma boa pedida.

Como chegar ao Bixiga e comer uma boa pizza

A maioria das cantinas localizam-se na Rua 13 de Maio. Mas não é preciso nem saber o endereço preciso. Ao chegar ao local as opções são muitas. Basta entrar em um taxi e pedir ao motorista que leve ao local.
Cantinas Italianas no Bixiga, SP
Cantinas Italianas do Bixiga
De um modo geral os motoristas de taxi de São Paulo são bastante simpáticos e conhecem muitos pontos turísticos e bons locais para visitar. Se voce conversar com os mesmos, vai receber sugestões de outros locais interessantes para passear, bem como sugestão de bons restaurantes e cantinas.

Cantinas conhecidas e descrição do bairro

Existem cantinas mais bem elaboradas e com amplos estacionamentos como a tradicional Cantina Roperto que existe a meio século, desde o final da segunda métade do século 20, no longinquo ano de 1942. Outra cantina bastante conhecida também é a Cantina Lazarella, existente também na Rua Treze de Maio à 42 anos.
O Bixiga é um bairro de classe média, e não pense de encontrar luxo, glamour ou propostas consumistas de bairros como os Jardins e outras áreas mais em voga. E este é exatamente o encanto do local, sem ostentação, com informalidade e boa gastronomia.
Cantina no Bixiga decorada com cores típicas da cultura italiana
Cantina no Bixiga
Algumas cantinas possuem música ambiente e podem cobrar cover artistico, mas os preços de um modo geral são bem moderados.
Certamente os melhores dias para ir ao Bexiga à noite é do meio de semana em diante. Pessoalmente sugiro um dia não muito movimentado, talvez uma quinta-feira. Quanto estive ao local, foi em uma segunda-feira, e neste dia alguns pizzaiolos ficam de folga. Como estive no local com minha esposa pensando em comer uma pizza, tive procurar uma cantina que estivesse fazendo pizza na segunda feira. Em duas que havia entrado anteriormente não havia pizzas na segunda, somente massas em geral.
As cantinas tem um decoração tradional, com cores típicas da cultura italiana, criando uma ambiente alegre, aconchegante e agradável. E como é de se esperar, a comida é boa e alguns locais oferecem rodízio de massas e pizzas.

Festa Tradicional

No final do mês de Agosto, acontece na Rua 13 de Maio a tradicional Festa da Nossa Senhora Achiropita, uma das festas italianas mais tradicionais de São Paulo e do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.