Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Banco do Brasil | SP | Exposições e Arquitetura

Uma das atrações turísticas que pode interessar quem visita São Paulo, é o CCBB ou Centro Cultural Banco do Brasil, uma antiga agência sede do banco na capital de SP que foi transformada em centro cultural.
O edifício erguido em 1901 por sí só é uma atração arquitetônica e representante da arquitetura eclética do início do século 20.
Endereço: Rua Álvares Penteado, n. 112, Centro de São Paulo.
Entrada: ingresso grátis exceto para cinema e teatro cujo é muito baixo.

Como visitar


CCBB | Maquete do Edifício Centro Cultural Banco do Brasil em SP
CCBB | SP | Maquete
O Edifício situa-se em ruas do centro antigo da cidade, em parte expandida após a construção do Vidaduto do Chá. Portanto não é possível chegar exatamente no local através de carro particular ou ônibus.
Mas é possível ir de taxi até uma rua próxima, ou de metrô até a estação mais próxima. E para chegar ao local basta caminhar alguns metros.
Existe também um serviço de Van pertencente ao centro cultural que liga o local à estação do metrô da Praça da República, também no centro, mas do outro lado do Viaduto do Chá.
Quando lá estivemos, fomos de taxi e chegamos ao local no início da noite. Era fim de semana e tivemos que caminhar por uns metros em ruas estreitas e um pouco desertas. Certamente é melhor visitar o local em dias de semana.
Para voltar, perguntamos na recepção e nos informaram sobre a van que nos levou à estação do metrô Praça da República.
Como dica, sugerimos que faça uma esticada no Terraço Itália, um mirante com ampla vista de São Paulo, que fica à poucos metros da estação do metrô, na mesma avenida.

O que ver no local


Centro Cultural Banco do Brasil | São Paulo
CCBB | Interiores
O centro cultural possui teatro, cinema, bar-café e sempre possui alguma exposição de artes.
O cofre no sub-solo possui um enorme cofre cuja porta mede quase 1 metro de espessura. O interior do cofre atualmente é também usado para exposições e instalações artísticas.
A arquitetura do edifício tem como destaque o átrio central e suas galerias com uma claraboia composta de vitrais coloridos. O piso do átrio com seu belo mosaico é outra atração.
No local existe também uma interessante maquete do edifício. Certamente é um passeio que interessa à todos ligados à cultura ou ao que se interessam por aquitetura.

Referências

Visita ao local durante viagem a SP com fotos tiradas no mesmo local
Para ver o site oficial do Centro Cultural Banco do Brasil de SP clique sobre o link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.