Pular para o conteúdo principal

Escultura Orgânica com Árvore em SP

Ao caminhar pelo parque do Ibirapuera, em São Paulo, em alguns pontos podemos ver algumas esculturas. Não são muitas, mas chamou atenção uma escultura tradicional em em ferro fundido, e duas esculturas feitas de troncos de árvores, que talvez possam ser definidas como "esculturas orgânicas".

Sobre a escultura feita com tronco de árvore

Escultura com árvore
Escultura com árvore
O nome da obra é "Lúdica-Teia", de 2010, feita aproveitando madeira de uma árvore tipo Eucalipto de 22 metros de altura.
Segundo a placa informativa contida na obra, a escultura decorre de um projeto de aproveitamento de resíduos naturais urbanos.
No caso a escultura é tambem parte do mobilíario urbano público, já que serve como um brinquedo para as crianças e até mesmo adultos interagirem com a mesma.
Na placa a obra decorrente do aproveitamento de resíduos está definida como pertinente ao setor "Mobiliários Públicos | Árvores Urbanas".
Ainda segundo a placa, a autoria do projeto e obra é de Hugo França.

Porque escultura orgânica ?

Escultura orgânica feita com árvore | Ibirapuera SP
Escultura orgânica | Ibirapuera SP
Sob o ponto de vista plástico e estético, o termo escultura orgânica (aplicada à uma vertente do modernismo) segundo alguns crítico, foi utilizado para definir uma variante do cubismo quando à escultura é dado um sentido de continuidade às suas superfícies curvas e constituindo um único volume.
Sob o ponto de vista de uso de materiais, o termo orgânico pode fazer sentido em função da escultura ter sido feita com aproveitamento de materiais orgânicos (que tiveram vida), e no caso, uma árvore.

A escultura permite interação

Escultura com árvore | Vista de vários ângulos no Ibirapuera
Escultura com árvore
Em função de seu caule apresentado oco, é possível engatinhar por dentro do tronco desde que voce seja uma pessoa magra ou de poucas proporções. Em um certo trecho o furo no tronco se apresenta como um pequeno tunel e mais à frente à frente este se abre na parte de cima, similarmente à uma "canoa". Mais à frente, aproveitando os galhos existe uma rede entrelaçada ao mesmo, formando uma teia. Certamente, devido à esta malha ou rede deriva o nome da obra "Lúdica-Teia.
Dando uma busca na internet sobre o autor da obra encontrei o site do escultor Hugo França que também produz mobilário com resíduos orgânicos..

Comentários

Anônimo disse…
Humm... interessante! Mas não seria melhor terem plantado outra árvore no local?
Afinal, quem vai em um parque quer ver o verde.
Se é escultura deve ir para um museu ou algum outro local em uma praça.
Em um espera-se que existam árvores para fazer sombra e criar um clima agradável.

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.