Pular para o conteúdo principal

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.
Área do Jardins em mapa das principais áreas turisticas de SP
Área dos Jardins em SP
O área dos bairros Jardins em SP compreendem principalmente o Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano. O Jardim Paulista também se encontra na área dos Jardins mas não foi projetado segundo o conceito de "Cidade Jardim".
São áreas nobres e habitadas por pessoas de alto poder aquisitivo, como a classe A e alta classe média. As classes mais altas que podem morar em residências, assim como os milionários residem principalmente no Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano.
Enquanto o Jardim Paulista possui um traçado ortogonal ou quadrangular, os demais barrios jardins possuem algumas ruas sinuosas  e curvas como voce pode observar nos mapas mostrados nesta página.

Para conhecer alguns bairros a melhor opção é passeio de taxi ou alugar um carro

Para quem visita São Paulo, seria um desperdício passar alguns dias na cidade e não conhecer estes bairros. Como foi sugerido neste website, para quem puder, sugiro escolher como melhor local para se hospedar em SP o Jardim Paulista, preferencialmente em área próxima à Estação Metro Consolação, pois é fácil de andar pela área à pé.
Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano
Bairros Jardins de SP
Entretanto os demais bairros jardins possuem menos densidade populacional em função das construções serem predominantemente casarões e mansões. Muitas destas casas hoje em dia abrigam sedes de empresas, clínicas e atividades do gênero. Entretanto muitas outras tem em seus proprietários pessoas de alto poder aquisitivo. Portanto é difícil caminhar por estes bairros à pé, para não dizer inviável. A melhor opção se quizer conhecer é fazer um passeio de taxi ou alugar um carro.

Jardim América

Jardim America em SP | Ruas e cruzamentos arborizados
Jardim America
Foi o primeiro loteamente brasileiro baseado no conceito de cidade-jardim. O bairro foi projetado na primeira década do século 20 por Ingleses para famílias de alto poder aquisitivo.
Como sugere o nome, as ruas do bairro tem nomes de paises da América do Sul, América Central e América do Norte.
Entre os mais famosos moradores da atualidade estão o empresário Abílio Diniz dos super-mercados Pão de Açucar e o político, empresário e ex-Governador Paulo Maluf. Ambos possuem grandes mansões no local.

Jardim Europa

Jardim Europa em São Paulo | Rua arboriza e áreas verdes nas calçadas
Jardim Europa
O bairro também foi projetado sob a inspiração das cidades-jardim em uma antiga várzea ou baixada alagadiça às margens do Rio Pinheiros (como voce pode notar no mapa ao amplia-lo). Seu projeto surgiu em decorrência do sucesso das vendas do Jardim América, seu bairro vizinho. O bairro foi projetado em 1922 por uma engenheiro arquiteto do Rio de Janeiro. Os logradouros possuem nomes de paises da Europa, com sugere o nome do bairro.
Entre os moradores e ex-moradores famosos, destacam-se alguns como Eduardo e Marta Suplicy, outros membros da família Diniz, o magnata da imprenssa Assis Chateaubriand, o empresário e jornalista João Dória Júnior e o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário também conhecido como Ronaldo Fenômeno.

Jardim Paulistano

Jardim Paulistano | Ruas arborizadas e constraste com Av. Faria Lima
Jardim Paulistano
O Jardim Paulistano foi criado logo após o surgimento do Jardim América e Europa. No local haviam chácaras de familias abastadas como dos Matarazzo e Melão.
Embora no início fosse um bairro estritamente residêncial, nos anos de 1970 começaram a ser construídos inúmeros arranha-céus comerciais na Av. Brigadeiro Faria Lima. A av. Faria Lima se tornou um grande centro financeiro de São Paulo com edifícios de grandes corporações.
Na foto ao lado podemos perceber o contraste entre a verticalização na av. Faria Lima e as ruas e praças arborizadas do bairro onde predominam residências de alto padrão.
Entre os os moradores e ex-moradores famosos do bairro estão Franco Montoro ex-govenador de SP e Gilberto Kassab ex-prefeito da capital.

Curiosidades sobre ideias de "cidades-jardim" e outros projetos reais

Cidade Jardim - Teoria
Conceito de Cidades Jardim
Letchworth Garden City | A primeira cidade jardim do mundo seguindo os conceitos de seu conceituador, Ebeniezer Howard
Welwyn Garden City | Segunda cidade jardim fundada no mundo e na Inglaterra, sendo esta fundada por  Sir Ebenezer Howard nos anos de 1920.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.