Pular para o conteúdo principal

Mercado Municipal SP | Arquitetura, Passeio e Compras

O Mercado Municipal de São Paulo é uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade. Mas não é apenas procurado por turistas e visitantes, mas também pelos paulistanos que estão em busca de grande variedade de frutas, legumes, consevas, e todo tipo de secos e molhados.
É dificil caminhar por todo o mercado sem que os simpáticos vendedores não nos ofereçam ou apresentem algum tipo de fruta rara ou exótica da qual nunca antes provamos.
É incrível a varidade e beleza das frutas, assim como é incrivel o enorme sortimento de secos e molhados. Podemos ver azeitonas de todos os tipos, azeites das mais diferentes marcas e procedências. Encontra-se também no local carnes exóticas de todos os tipos, inclusive de animais silvestres.

Endereço do Mercado


Mercado Municipal de SP | Fachadas
Mercado Municipal | SP
O mercado situa-se no centro de São Paulo, e pode-se chegar lá de metrô, tomando a linha azul. Desembarque na estação Luz ou na estação São Bento.
Se for de carro existe estacionamento pago no local.
Outra opção é ir de taxi para agilizar o tempo fazer mais passeios em um dia só.
Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro - Telefone: 3326-6664
Horário de funcionamento: De segunda à sábado das 6h às 18 horas. Domingo de 6h às 16 horas.

A arquitetura do Edifício


Arquitetura interna, lojas e mezanino do Mercado Municipal de SP
Mercado Municipal | Interiores
O mercado foi projetado pelo famoso Engenheiro Arquiteto Ramos de Azevedo, e inaugurado em 1933.
Externamente possui aparência eclética com simetria de volumes e formas, e internamente sua estrutura aparente revela vigas e lajes de concreto armado em curvas formando ogivas onde a forma se une à função.
Grandes vitrais iluminam o ambiente assim como claraboias suportadas pelas vigas e lajes de concreto armado.
A arquitetura de seu interior, ao revelar a estrutura elaborada, mas ainda com adornos, pode ser vista como uma transição entre o ecletismo e a emergente arquitetura modernista.

Muitos bares e restaurentes no mezanino


Um enorme mezanino erguido talvez nos ultimos anos, acessado por escadas rolantes duplicou o espaço interior do mercado, propiciando a instalação de inúmeros bares e restaurantes.
Não somente no mezanino, mas dentro da gastronomia popular, lá é oferecido um famoso "super" sanduiche de mortadela e também o pastel de bacalhau, que também dão fama ao local. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.