Pular para o conteúdo principal

Onde Repousa Dom Pedro I em SP

O túmulo ou sepultura de Dom Pedro I na cidade de São Paulo pode ser visitado e fica no Parque do Ipiranga, no interior do Monumento da Indepêndencia.
Quem caminha por aquele grandioso parque, às margens do Rio Ipiranga, onde Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, muitas vezes nem imagina que os restos mortais do Imperador repousam no local.
As primeiras coisas que notamos ao caminhar pelo parque que fica na descida de uma colina rumo ao riacho, é o grandioso Museu Paulista ou Museu do Ipiranga, depois os jardins à sua frente e as grandes áreas verdes do parque.
Monumento da Independência no Parque do Ipiranga em São Paulo
Monumento da Independência
Descendo rumo ao riacho do Ipiranga, vemos uma larga via asfaltada muito usada por skatistas e um pouco à frente, mais para a direita uma antiga casa rústica, do século 19 que já deve ter servido de ponto de parada para tropeiros que faziam o caminho de São Paulo à Santos e vice-versa. E mais abaixo, no eixo monumental do parque, situa-se o grandioso Monumento da Independência, com várias alegorias representando aquele ato e possuindo também inúmeras estátuas de políticos influentes da época que tiveram participação e influência na Independência do Brasil.

Atrás de uma discreta e pequena porta, esconde-se a tumba de Dom Pedro I

Interior do Monumento da Independência em São Paulo
Interior do monumento
O grande e alto monumento tendo bastante áreas ao seu redor convida a olhar para o alto e também observar algumas estátuas de personagens históricos dispostas ao redor de sua base. Nestas áreas ao redor vimos inúmeros skastistas passando tempo no local e praticando seu esporte, e quase nos passou despercebido uma pequena porta, que leva à tumba. Por mera curiosidade fomos dar uma olhada e vimos que poderia entrar.
No interior do munumento existia até um balcão de informação com alguns funcionários.

O interior do monumento

Túmulo de Dom Pedro I em São Paulo
Túmulo de Dom Pedro I
Inúmeras rampas modernas, que parecem terem sido refeitas ou feitas recentemente convidam a perambular pelo interior do monumento. Em alguns pontos vemos vigas e pilares da estrutura do monumento e em outros abóbodas descobertas feitas de tijolos.
Ao chegar à um certo ponto, descemos uma escada para chegar ao subsolo. Neste local também chamado de Capela Imperial repousam do lado esquerdo os restos mortais do primeiro Imperador do Brasil, Dom Pedro I e do lado direito os de sua primeira esposa, Imperatriz Maria Leopoldina, mãe de Dom Pedro II. Dona Amélia de Leuchtenberg, sua segunda esposa e Imperatriz também tem uma placa de homenagem no local.
Dom Pedro I é filho de Dom João VI, que reinou por algum tempo no Brasil o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Os restos mortais de Dom Pedro I, que morreu em Portugal tempos depois de sua renúncia, vieram para o Brasil somente nos anos de 1970, como parte da comemorações e homenagens ao Sesquicentenário (ou 150 anos) da Independência do Brasil.

Referências:

Visita ao Parque da Indepêndencia no bairro do Ipiranga em São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.