Pular para o conteúdo principal

Parque Ibirapuera | O que ver e porque ir

O Parque Ibirapuera é uma enorme área verde em uma também área nobre da Cidade de São Paulo, ficando entre e nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, Bairro de Itaim e Jardins.
De cada um destes locais, gasta-se cerca de 30 minutos de taxi e não existe estação de metrô muito próxima.
O parque é bem frequentado e bem policiado, e mesmo em uma manhã de segunda-feira quando visitamos o local vimos inúmeros turistas passeando pelas vias do parque e visitantes locais fazendo caminhadas.

Como visitar e e chegar ao local

A melhor opção para quem está nos bairros próximos é pegar um taxi, e para quem está longe pegar o metrô e descer na estação mais próxima. De taxi não tem como errar, pois é local é super conhecido.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10 - Vila Mariana, São Paulo | Fone: (11) 5574-5045
Horário de funcionamento: abre diariamente das 05:00h às 00:00h

Áreas verdes gramadas, grandes árvores e lagos

 O parque possui inúmeras vías de circulação por onde é possivel fazer jogging, caminhadas ou andar de bicicleta. Na maioria das vias do parque, embora asfaltadas não é permitida a circulação de automóveis.
Lago no Parque Ibirapuera | SP
Parque Ibirapuera | Lago
O parque foi inaugurado por volta de 1954, e podemos ver algumas arvóres frondosas de um provável replantio, aparentemente com predominância de eucalíptos, uma árvore australiana que cresce rápido, e por isto é bastante usada em reconstituição de matas e áreas verdes. O cenário é pitoresco, com bancos para sentar-se, vistas de lagos e alguns belos nichos.
Quadras desportivas
Ao longo do parque são vistas quadras para práticas esportivas entre elas futebol, tennis e até um curioso jogo de polo de bicicletas.

Aquitetura e edifícios da Bienal

As construções existentes no parque foram erguidas ainda durante o auge da arquitetura modernista racionalista brasileira, com forte influência de Le Corbusier.
Escultura orgânica com tronco de árvore no Parque do Ibirapuera
Escultura orgânica | árvore
No local são vistos os enormes blocos que abrigam a Bienal de Artes de São Paulo, que como o próprio nome sugere, é realizada à cada dois anos.
Pilotis com pilares em V ou inclinados suportando longos blocos horizontalizados de concreto dominam o cenário.
No local também existe um museu sobre a influência da Afríca na cultura brasileira também em estilo funcionalista ao estilo de Corbusier.

Oca | Galeria de de arte projetada por Oscar Niemeyer

A "Oca" como o próprio nome sugere, é uma concha virada de boca para baixo que abriga em seu espaço interior inúmeras rampas sinuosas compondo um espaço dinâmico e moderno para exposições de obras de arte.
Oca | Projeto de Oscar Niemweyer | Ibirapuera | SP
Oca | Projeto de Oscar Niemeyer
Vista de fora, pode também ser associada à um disco voador ou cenário de ficção científica, sendo talvez a maior curioside arquitetônica do Parque do Ibirapuera, e um dos mais interessantes legados arquitetônicos de Oscar Niemeyer.

Obelisco e Monumento

 Entre os monumentos destancam-se um obelisco e também um monumento aparecentemente em pedra lavrada com inúmeras figuras humanas, uma especíe de alegoria em homenagem à imigração que contribuiu para o progresso e formação cultural da Cidade e Estado de São Paulo.

Planatário e Ginásio do Ibirapuera

Entre as atrações do local existe também um planetário e um ginásio com capacidade para mais de 4 mil pesssoas.

Comentários

Anônimo disse…
Estive no Ibirapuera no ano passado, em 2014. É um parque muito bonito e arborizado realmente, e muito interessante para caminhar ou até mesmo fazer jogging como ví muitos paulistanos fazendo.
Quanto ao lago também é muito bonito. Se bem me lembro, no local não tinha "pedalinhos".
Creio que seria interessante se colocassem pedalinhos ou aqueles botes de fibra de vidro para alugar por hora. Já visitei alguns parques ou locais semelhantes no Rio de Janeiro, como a Quinta da Boa Vista e a Lagoa Rodrigo de Freitas que possuem este tipo de atração de lazer. Acho que seria uma boa idéia se colocassem no Ibirapuera.
Unknown disse…
Qual é a estação de metro mais próxima do parque?

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.