Pular para o conteúdo principal

Passeio a pé no Centro de São Paulo

São Paulo é uma cidade cuja história remete a quase cinco século. Aqui sugiro que se faça um passeio a pé pelo centro da cidade para ver suas construções e locais super interessantes que dão alma à cidade.
Através deste passeio, podemos ver as diferentes manifestações arquitetônicos com prédios de diferentes estilos, desde o Colégio fundado pelo Padre Anchieta, passando por construções do século 19 e século 20.
Viaduto do Chá | Centro de São Paulo
Viaduto do Chá
Destacam entre as construções do século 20 alguns edifícios reminescentes do estilo arte-decô e depois do auge da arquitetura modernista.
Por onde começar

Sugiro que pegue o metrô e desça na Praça da República. Caminhe um pouco pela Avenida Ipiranga e observe o Edifício Copan projetado por Oscar Niemeyer, o edifício Itália e o edifício do Hotel Hilton, inaugurado nos anos de 1970.
Bem em frente à Praça da República, ao descer a Av. Ipiranga, pegue a rua Barão de Itapetininga e siga em frente até encontrar o Viduto do Chá, construído no final do século 19 e depois reconstruído nas primeiras décadas do século 20.
Galeria do Rock, Rua 24 de Maio, paralela à Barão de Itapetininga
Galeria do Rock
Ao chegar no Viaduto do Chá, do lado esquerdo vemos o Teatro Municipal e o edíficio sede da Votorantin, onde o empresário António Ermírio de Morais tinha seu escritório.
Nesta mesma rua, no seu início existe do lado direito o Edifício e Galeria Califórnia com seus pilares em V, projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos e terminado em 1955.
Do lado direito vemos a anitga sede do Mappin Magazine, uma loja de departamentos que não mais existe mas que foi parte da história de São Paulo no século 20. Ao do antigo edifício do Mappi, vemos também o mais bem elaborado e também antigo edifício da Light
Ao atravessar o vidaduto, observe o vale do Anhangabaú, hoje repleto de prédios, mas antigamente ocupado por plantações de chá. Olhando para o lado esquerdo, mais ao fundo vemos o Viaduto Santa Efigênio, outro viaduto antigo que merece ser visitado caso lhe sobre tempo.
Edifício e Galeria Califórina | De Niemeyer e Carlos Lemos
Edifício e Galeria Califórina
Ao chegar do outro lado do viaduto do Chá, do lado esquerdo vemos o edifício da Prefeitura, e à nossa frente um "trambulho" modernista de autoria do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, na verdade uma marquise que para alguns expressa a competência do arquiteto para criar formas, mas que para mim parece algo que impõe sua presença de forma um tanto desengonçada na Praça do Patriarca.
Seguindo em frente chegamos à Praça da Sé, onde vemos a Catedral de São Paulo erguida em estilo Neo-Gótico. Durante o trajeto e também ao redor da praça podemos ver edifícios reminescentes da arquitetura eclética e arte-deco. Na esquina de uma das ruas que desembocam na Praça da Sé existe um edifício em arte-deco que realmente se destaca. Uma pena que esteja em deplorável estado de conservação.

Principais destaques para observar na área do Viaduto do Chá

Edífício Copan na Av. Ipiranga
Edifício Itália na Av. Ipiranga
Praça da República
Edifício California na Rua Barão de Itapetininga
Galeria do Rock (Rua 24 de Maio, paralela à Barão de Itapetininga)
Viaduto do Chá
Praça e Igreja da Sé
Edifício em Arte-Deco na Praça da Sé
Bairro da Liberdade da colônia japoneza
Viaduto Santa Efigênia (Se tiver tempo)

Próximo à Praça da Sé

Páteo do Colégio
Solar da Marquesa de Santos

Principais destaques na área da Estação da Luz


Estação Júlio Prestes
Estação da Luz
Praça da Luz e Pinacoteca do Estado de São Paulo no mesmo local

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoológico SP | Como ir e o melhor para ver

O zoo de São Paulo é enorme, os animais têm bastante espaço e são bem tratados. Certamente é o melhor do Brasil e da América do Sul. É uma uma atração turística e local de passeio que voce precisa visitar.

Museu e Parque do Ipiranga | História, Arquitetura e Áreas Verdes

O Parque da Indepência, planejado no local onde foi proclamada a Independência do Brasil engloba o Museu Paulista que também é conhecido como Museu do Ipiranga, grandes jardins e o Monumento da Independência.

Jardins | Bairros Nobres de SP

A área chamada de Jardins em São Paulo engloba vários bairros projetados no início do século 20 sob influência de uma escola e conceito de urbanismo desenvolvido principalmente na Inglaterra no século 19, chamado de "Cidades Jardins". São muito arborizados, possuem ruas sinuosas e as calçadas com com faixas de áreas verdes além de praças.