Pular para o conteúdo principal

Dicas de Segurança para Visitar São Paulo

Certamente para quem é um viajante experiente, isto não é uma preocupação, mas para quem não está acostumado a visitar grandes cidades, então estes conselhos são importantes.Como inúmeras outras grandes cidades do mundo, em São Paulo é recomendável que o visitante ou turista leve em conta algumas dicas de segurança.

Felizemente em todas as vezes que eu visitei São Paulo minha experiência foi boa, e apesar do que dizem, achei os paulistanos simpáticos e os motoristas de taxis muito prestátivos e amigáveis.

Abaixo as dicas principais:

1- Sempre que necessitar de informações na rua, pergunte à profissionais identificados, como guarda civil ou polícia militar. Geralmente funcionários de lojas ou bares também dão boas informações, e como estão sempre no mesmo local, podem ser tidos como confiáveis. Passantes de boa apresentação também podem ser confiáveis.

2- Tenha sempre atenção aos seus pertences, como bolsas e carteiras. Fique atento em locais lotados como no metrô ou em filas. Pessoalmente, quando viajando eu evito tomar metrô em hora de rush ou muito movimento. Neste caso uso taxi.

3- Carregue equipamentos eletrônicos, máquinas fotográficas, celulares ou smartphones de ultima geração de forma discreta. Evite ostentas relógios caros ou joías.

4- Eviter colocar muito dinheiro na carteira ou manusear grandes somas na frente de desconhecidos ou em locais muito populares. Melhor guardar uns trocados para as compras comuns, separado de quantias maiores.

5- Prefira bares e restaurantes em locais de movimento e com boa aparência. Não precisa ser caro, mas observe o tipo dos frequentadores. Em caso de dúvida, pergunte na portaria do hotel.

6- Ao utilizar serviços de taxi ao sair de rodoviárias ou aeroportos prefira empresas cadastradas, ou vá no balcão de informações de taxis para saber quanto pagar pela corrida.

7- Evite andar no centro da cidade à noite, principalmente em ruas somente para pedestres.

8- Em caso de problemas, procure uma delegacia para turistas ou uma delegacia comum. As delegacias especializadas em atendimento ao turista se chamam "Deatur".

Comentários