Pular para o conteúdo principal

Edifício Banespa | Mirante

São Paulo é a maior metrôpole do Brasil, e uma de suas caracteristicas é ter se expandido horizontalmente e verticalmente através de seus arranha-céus ou prédios altos. Comparativamente, São Paulo é a New York do Brasil. E este cenário de altos edifícios impressionam à todos os turistas que visitam a cidade e a querem ver do alto.

Um mirante com vista completa da cidade

Edifício do antigo Banespa | Arquitetura arte-déco ao estilo Empire State Building
Existe no topo do antigo edifício sede do Banespa ou Banco do Estado de São Paulo, um mirante à cerca de 162 metros de altura com vistas fantasticas para a cidade num raio de 40 km. A vista é de 360º ou olhando para todos os lados. Pode-se ver em primeiro plano a selva de concreto da cidade, tendo como destaque o centro e também os prédios da Av. Paulista. Mais ao fundo podemos ver elmentos da natureza como a Serra do Mar e Pico do Jaraguá. Cerca de 5 mil visitantes passam pelo local mensalmente.

O edifício é um símbolo de São Paulo da era da arte-déco

Situa-se no centro da cidade, perto das ruas Direita, XV de Novembro e São Bento, onde naquela época se concentravam a maioria das sedes do bancos. A construção do edifício iniciou-se em 1939 e terminou em 1947, durante o governo de Ademar de Barros.
O prédio segue o estilo Art-Déco, ao estilo do Empire State Building de Nova York que então o mais alto edifício do mundo. O edifício do antigo Banespa possui 35 andares, 161 metros de altura e 14 elevadores. Na década de 1940 ostentou o título de maior edifício em concreto armado no mundo todo. E durante 20 anos também ostentou o título de edifício mais alto da cidade. Foi posteriormente superado pelos edifícios Mirante do Vale de 1960 e  Edifício Itália, inaugurado em 1965 que também possui o mirante do Terraço Itália.
O nome oficial e atual do prédio é Edifício Altino Arantes, nome este dado em homenagem à um ex-governador de São Paulo. O rebatismo do edifício aconteceu na década de 1980.

Um lustre incrível

Edifício Banespa | Atual Altino Arantes | Torre e Mirante
Um grande lustre no saguão do edifício é um dos destaques de seu interior. Foi confeccionado em cristal brasileiro, no mesmo estilo arte-déco e utilizando-se da liberdade eclética que este estilo proporcionava. O lustre possui 13 metros de altura, pesa 1,t tonelada e possui 13 metros de altura.

Como visitar e localização:

Se for de metrô, sugere-se descer na Estação São Bento.
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 10:00h às 15:00h
Telefoneo: (11) 3249-7180.

Comentários